segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pilotos Brasileiros na F-1 - Ricardo Rosset

Ricardo Rosset (São Paulo27 de julho de 1968) é um ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, onde competiu entre 1996 e 1998, não obtendo porém os mesmos bons resultados das categorias anteriores.

                                                                               Ricardo Rosset


CARREIRA
Rosset começou a correr de kart em 1989, com uma idade bastante avançada para essa categoria (20 para 21 anos).
Em 1990, participaria do campeonato paulista de kart e em 1991, correria na Fórmula Alpie e na Fórmula Ford brasileira. No final de 91, ainda faria um teste na Fórmula Opel, que fez com que o brasileiro fosse contratado pela equipe PTM, para a disputa do campeonato europeu em 1992.
No ano de 1993, Rosset sagraria-se campeão da Inglaterra na Fórmula Vauxhall. Disputaria ainda nesse ano, a Fórmula 3 inglesa, palco das vitórias de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello. Terminou o campeonato na 6ª posição.
Em 1994, disputaria mais uma temporada na Fórmula 3, melhorando sua posição no campeonato, ao obter o quarto lugar.
Na temporada de 1995, Ricardo foi tentar a sorte na Fórmula 3000 internacional. Na etapa de Silverstone, na Inglaterra, marcou a pole e venceu a prova, primeira da temporada. Terminou o ano como vice-campeão, vencendo também o GP do Mediterrâneo. O campeão foi o italiano Vincenzo Sospiri, seu companheiro da equipe Super Nova.

                             Ricardo Rosset correndo na F3000 pela equipe Supernova em 1995.


FÓRMULA 1

1996: Footwork

Seu bom desempenho em 1995 fez com que a equipe Arrows de Tom Walkinshaw (ainda com o nome Footwork) o contratasse para a temporada de 1996. Sua estreia deu-se no GP da Austrália, corrida em que terminou na 9ª colocação. Com um carro fraco, Rosset não conseguiu mostrar seu talento e as últimas posições no grid seriam uma constante na temporada, sendo superado em todos os treinos de classificação pelo holandês Jos Verstappen.
No GP da Hungria, chegou em 8º e na Bélgica, 9º. Em 1997, a Arrows contrataria o campeão do mundo Damon Hill e o herdeiro do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Paulo Diniz, deixando Rosset sem equipe.

                               Ricardo Rosset na equipe Footwork de F-1 em 1996.   

1997: única corrida pela Lola

Também em 1997, foi contratado pela novata equipe MasterCard Lola, fazendo dupla com Vincenzo Sospiri, ex-companheiro do brasileiro na F-3000. A escuderia tinha planos ambiciosos para o campeonato, mas havia um problema: a falta de tempo. Rosset tentou classificar o carro para o GP da Austrália (agora, em Melbourne), mas a equipe não tinha dinheiro e não disputou a temporada. A lentidão do Lola T97/30 era nítida: Rosset e Sospiri fizeram, respectivamente, tempos 12,71 e 11,60 segundos acima da pole-position, conquistada por Jacques Villeneuve.
A Lola viajou para o Brasil para tentar disputar a prova, mas a MasterCard, ao saber do fiasco na Austrália, cancelou o patrocínio e tanto Rosset quanto Sospiri perderam a vaga, e a equipe abandonou a temporada.

            Rosset na equipe MasterCard Lola em 1997. Fracasso do carro não permitiu disputar temporada.


1998: temporada complexa na Tyrrell

No ano de 1998, Rosset conseguiu um contrato com a tradicional equipe Tyrrell, que havia sido vendida para o grupo que formaria a equipe BAR. Seu companheiro de equipe seria o japonês Toranosuke Takagi, promovido à titular após um ano como piloto de testes. Ken Tyrrell não queria que Ricardo fosse contratado - Jean-Christophe Boullion, Jos Verstappen, Tom Kristensen e Norberto Fontana também foram cogitados para pilotar o carro 20. Mas a Reynard Motorsport exigiu a contratação do brasileiro e Ken, aborrecido, deixou o cargo.

                    Em 1998, Ricardo Rosset disputa sua última temporada pela Tyrrel.

Outra condição que prejudicou a temporada de Rosset  foi, além da preferência da Tyrrell por Takagi - ao ponto do brasileiro pilotar um carro, que já era defasado, remendado com peças tiradas do japonês, que andava rápido em alguns treinos (chegou a largar em décimo-terceiro na Austrália) - , o fato dele ter sido anunciado somente em meados de fevereiro, perdendo grande parte dos testes de pré-temporada.
Com a reputação em baixa, Rosset tentou compensar a falta de velocidade do Tyrrell 026 e a ausência de resultados com uma pilotagem agressiva, que ocasionaria uma série de erros e acidentes. Em Mônaco, o brasileiro rodou na curva da Piscina e ao tentar voltar, acelerou demais bateu. Na mesma pista, envolveu-se em acidente com Jacques Villeneuve, gerando críticas do canadense.
Enquanto Takagi conseguia extrair o máximo do carro, Ricardo viu a equipe trabalhar contra ele: mecânicos e engenheiros faziam ajustes errados e calibravam os pneus de seu monoposto da mesma forma: Até uma brincadeira de mau gosto foi feita: um mecânico trocou das letras "R" e "T" da palavra Rosset na placa de avisos, formando Tosser ("punheteiro", em inglês). Acidentes nos GP's da Alemanha, Hungria e Bélgica (fez um strike em cinco carros no enorme acidente da largada) minaram sua autoestima.

























Fotos acima: Série de acidentes e abondonos que fizeram Ricardo Rosset desanimar da Fórmula-1.

A última prova disputada por Rosset foi o GP de Luxemburgo, onde abandonou. Ele não chegou a se classificar para o GP do Japão, após sofrer um acidente. Depois disto, ele anunciou que sua carreira como piloto estava encerrada, aos trinta anos de idade.

Carreira pós-Formula 1

Depois de abandonar o automobilismo, Rosset decidiu se concentrar aos seus negócios no Brasil, sobretudo no ramo de roupas esportivas. Contudo, em 2008 retornou às corridas no Campeonato Brasileiro de GT3, patrocinado pelo cineasta brasileiro Walter Salles, que chegou a competir ao lado dele. Após oito corridas, a dupla venceu três em seu Ford GT terminando em segundo na classificação geral.
Em 2010, disputou a Porsche Cup, deixando pela segunda vez de competir após vencer o campeonato. Porém, Rosset decidiu retomar a carreira pela terceira vez, novamente na Porsche Cup.

                        Ricardo Rosset disputando prova da Porsche Cup em Barcelona.


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