sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pilotos Brasileiros na F-1 - Luciano Burti

Luciano Pucci Burti (São Paulo, 5 de março de 1975) é um automobilista brasileiro que correu brevemente pela Fórmula 1 não obtendo grandes resultados. Burti correu pela equipe Jaguar em 2000 e 2001. Nesta segunda temporada, cumpriu a segunda metade do ano pela Prost, onde sofreu um grave acidente no GP da Bélgica e ficou vários dias em coma. Em 2005 passou a disputar a Stock Car Brasil.

                                                                   Luciano Burti

Desde 2004, trabalha como comentarista nas transmissões da Rede Globo, ao lado de Reginaldo Leme e Galvão Bueno. Apresentou o programa sobre a Fórmula 1-2007, que passou antes do início da temporada. Durante o ano de 2008, Burti foi apresentador de um dos quadros do Fantástico, denominado Mão na Roda, onde o piloto dá dicas e comenta situações cotidianas do trânsito.

CARREIRA
KART 1991 À 1995 :  Burti começou a competir no kart em 1991, aos 16 anos. Em 1994, foi campeão sul-americano e em 1995 foi campeão paulista. Aos 21 anos, rumou para a Europa na tentativa de chegar a F-1.

FÓRMULA CHEVROLET 1996 - 1997 :  No ano de 1996, Luciano Burti inicia sua jornada na Europa participando da Fórmula Chevrolet Junior terminando a temporada daquele ano na terceira colocação. Em 1997 é vice campeão da Fórmula Chevrolet.

F-3 INGLESA 1998 - 1999 :  Em 1998, Burti muda-se de categoria e vai competir na F-3 Inglesa, uma das categorias de acesso a F-1 da época e chega em terceiro colocado no campeonato. No ano seguinte, sobe uma posição na classificação geral e termina como vice campeão.

FÓRMULA 1
Stewart/Jaguar 1999 - 2001 : Burti iniciou na categoria em 1999, como piloto de testes da equipe Stewart. Em 2000, com a compra da Stewart pela Ford, a equipe mudou para Jaguar Racing, e Burti foi mantido como piloto de testes. Em 2000, chegou a disputar uma prova, a única na temporada, o Grande Prêmio da Áustria, onde substituiu Eddie Irvine.

      Na equipe Jaguar em 2000, Luciano Burti era piloto de testes e reserva do irlandês Edie Irvine.           

                                  Luciano Burti com a Jaguar no GP da Austria de 2000.

No ano seguinte, em 2001, Burti vira realmente um piloto de carreira. Seu companheiro seria Irvine. Burti teve uma passagem curta pela equipe verde: só disputa as quatro primeiras corridas (Austrália, Malásia, Brasil e San Marino), mas já consegue um bom resultado: logo no primeiro grande prêmio do ano, fica com o 8º lugar. No GP seguinte, na Malásia, Burti termina em 10º, com um resultado um pouco ruim. Em casa, no Grande Prêmio do Brasil, abandona a prova. Já em San Marino, fica em 11º. Depois deste GP, Burti saiu da equipe. Entretanto, este desempenho foi o suficiente para Alain Prost o contratar para sua equipe, a Prost Grand Prix.

                                     Luciano Burti pilota a Jaguar na temporada de 2001.

PROST GRAND PRIX - 2001 : Na equipe Prost, Burti substitui o argentino Gastón Mazzacane, e tem como companheiro de equipe o francês Jean Alesi. Na corrida de estreia na nova equipe, na Espanha, chega mais uma vez fora da zona de pontuação, terminando a prova em 11º lugar. Na corrida seguinte, na Áustria, obtém mais uma vez o 11º lugar, o mesmo resultado do ano anterior. Abandona no Grande Prêmio de Mônaco. Depois, no Canadá, obtém outro 8º lugar, seu melhor resultado na categoria. Em Nürburgring, obtém o 10º lugar, e na França, terra natal da sua equipe e de seu companheiro de equipe, obtém o 12º lugar. A partir daí, devido um carro pouco competitivo e sem desenvolvimento, começa uma série de abondonos por problemas mecânicos, não terminando os Gp's da Grã-Bretanha, Alemanha e Hungria.

                              Luciano Burti com Alain Prost e Frentzen na equipe Prost GP.

                           Luciano Burti pilotando o carro da Prost Grand Prix em 2001.

ACIDENTE : Em 2 de setembro de 2001, durante o Grande Prêmio da Bélgica, Burti sofreu um grave acidente. Perto da chicane que antecede a reta de chegada, Luciano Burti e Eddie Irvine batalhavam por uma das 22 posições. De repente, na curva Blanchimont, Eddie Irvine, ex-companheiro do brasileiro na Jaguar, fecha Luciano, que acerta a traseira do rival em cheio. O paulistano vai de encontro a barreira de pneus a cerca de 300 km/h. Burti ficou vários dias em coma, sendo substituído pelo tcheco Tomas Enge para as três últimas etapas da temporada.
Abaixo o vídeo do acidente:




FERRARI 2002 - 2004 : Em 2002, Burti foi anunciado como piloto de testes da Scuderia Ferrari, junto com o italiano Luca Badoer. Em 2003, inicia novamente como piloto de testes junto com Badoer, porém, com o ingresso de Felipe Massa como piloto de testes, Burti perdeu a vaga. No ano seguinte, Massa retornou para a Sauber, e Burti voltou, por pouco tempo, a testar pela equipe. Após essa passagem pela Ferrari, como piloto de testes, Burti foi para a Stock Car, e passou a ser, também, comentarista de Fórmula 1.


        Da esq. para direita: Rubens Barrichello, Luciano Burti, Michael Schumacher e Luca Badoer, pilotos titulares e de testes



        Em 2002 após saída da Prost GP, Luciano Burti é anunciado como piloto de testes da Scuderia Ferrari ...

                                                                   ... permanecendo por lá até 2004.


STOCK CAR BRASIL : Em 2005, Burti passou a competir na Stock Car Brasil, alcançando o pódio logo na sua estréia, com um terceiro lugar. Em 2006, conquistou pela primeira vez na categoria uma pole position, durante os treinos classificatórios para a segunda etapa da temporada, em Curitiba.
Em 22 de novembro de 2009, conquistou a primeira vitória na categoria, na Etapa de Tarumã.
A segunda vitória veio em 2011, na etapa de Campo Grande, quando largando da segunda posição do grid, Burti ultrapassou Allan Khodair e manteve a liderança até o final da prova.


                                    Burti com o carro da Itaipava em Campo Grande na Stock Car Brasil ...


                                                                                     ... etapa esta que venceu.


CARREIRA COMO COMENTARISTA : Em 2004, Burti passou a comentar as transmissões da Fórmula 1 para a Rede Globo. Ao voltar para o Brasil e constatar algumas lacunas nas informações que eram transmitidas, o piloto procurou o diretor de esportes da emissora para apresentar sua ideia, realizou preparação com fonoaudiólogo e no final do ano foi chamado para um teste.


         Luciano Burti na transmissão de GP de F-1 junto a Galvão Bueno e Reginaldo Leme.


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