quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pilotos Brasileiros na F-1 - Ricardo Zonta

Ricardo Luiz Zonta ou apenas Ricardo Zonta, (Curitiba, 23 de março de 1976) é um piloto automobilístico brasileiro.

                                                                      Ricardo Zonta

Atualmente Disputa o Campeonato brasileiro de Stock Car. No ano de 2008 o piloto disputou também as 24 horas de Le Mans, onde terminou no 3º lugar.

Começou a correr no kart aos onze anos, por influência do pai. Venceu torneios em Curitiba e no Paraná entre 1987 e 1990.

CARREIRA
KART : 1987 - 1992 - Zonta inicia sua carreira em 1987 e vence a primeira prova que disputou. É vice-campeão Curitibano de Kart. Em 1990 e 91 foi campeão Brasileiro da modalidade e em 1992 fica em quarto colocado no campeonato paulista, também de kart.

CAMPEONATOS BRASILEIROS E SUL AMERICANOS : 1993 - 1998 - Em 1993, Ricardo Zonta disputa o campeonato nacional de Fórmula Chevrolet chegando em 6º colocado. Em 1994 vai para a F-3 brasileira e obtém a 5ª colocação geral. O ano de 1995 foi ótimo para Zonta, pois consegue o título da F-3 sul americana e brasileira. Em 1996, muda novamente de categoria e vai para a F-3000 internacional onde termina na 4ª colocação com duas vitórias.

                                    Ricardo Zonta na F-3000 internacional no ano de 1996.

Já em 1997, Zonta sagra-se campeão da F-3000 internacional pela equipe SuperNova. O desempenho desta temporada, chama a atenção de algumas equipes de Fórmula 1 e acaba por assinar contrato com a McLaren para ser piloto de testes, com a garantia de ser titular caso algum dos pilotos deixasse o time. Como a equipe inglesa foi campeã em 1998, os pilotos foram mantidos e Zonta foi emprestado a BAR.


                                          1997, Zonta é campeão da F-3000 internacional.


Em 1998, muda novamente de ares e vai correr no Mundial de GT da FIA e torna-se campeão ao lado de Klaus Ludwig e também ganha o capacete de ouro pela segunda vez. Também segue emprestado a equipe BAR de Fórmula 1 pela Mclaren.

FÓRMULA 1 : 1999 à 2001 e de 2003 à 2007 -  Estreou na categoria máxima do automobilismo em 1999 pela equipe BAR da British American Racing equipado com motor Supertec V10 sendo companheiro de equipe do canadense Jacques Villeneuve, tendo como melhor resultado um oitavo lugar no GP da Europa em Nürburgring. Terminou a classificação geral em 23º sem nenhum ponto marcado.

                                         Em 1999, Ricardo Zonta estréia na F-1 pela equipe BAR.



Veja abaixo vídeo de uma rodada sensacional de Ricardo Zonta na curva Eau Rouge no GP da Bélgica de 1999:

                                  



Em 2000, continua na equipe BAR da F-1 já equipada com propulsores da Honda onde melhora significadamente o carro e consegue três sextos lugares, nos GP's da Austrália, Itália e Estados Unidos. Termina o campeonato com 3 pontos e 14ª colocação na classificação geral.

                                               Zonta com a BAR da temporada de 2000.


Na temporada de 2001, Zonta muda-se para a equipe Jordan como piloto de testes e substituiu o alemão Heinz-Harald Frentzen em duas etapas; no GP do Canadá onde consegue a 7ª colocação e no GP da Alemanha.

                        Em 2001, Zonta muda-se para equipe Jordan, disputando somente duas etapas.


No ano de 2002, Ricardo Zonta deixa a Fórmula 1 para correr na World Series by Nissan pela equipe Gabord Competicion e termina como campeão.

                    Zonta resolve deixar a Fórmula 1 em 2002 para correr na World Séries by Nissan.

Retorna a F-1 em 2003 como piloto de testes da equipe Toyota. Em 2004, é terceiro piloto ainda da equipe Toyota. Zonta pilotou o terceiro carro da equipe nos testes de sexta-feira e disputou cinco etapas, quando a escuderia substituiu o piloto Cristiano da Matta.


                      Ricardo Zonta retorna em 2003 a F-1 como piloto de testes da equipe Toyota.


                                Continuando na mesma equipe em 2004, disputando 5 GP's.


Em 2005 e 2006 continua como piloto de testes e terceiro piloto da equipe Toyota.

                                     Ricardo Zonta com a Toyota da temporada de 2005 ...


... e aqui com a Toyota de 2006.

Em Em 6 de setembro de 2006, foi anunciado como piloto de testes da equipe Renault, para a temporada de 2007.


APÓS A FÓRMULA 1 : Zonta estreou na Stock Car em 2007 pela equipe M&F Racing. Em 2008 Zonta foi substituído por Rodrigo Sperafico durante cinco etapas, enquanto disputava a categoria de turismo norte-americana Grand-Am onde foi quarto colocado nas 24 Horas de Daytona. Disputou também as 24 horas de Le Mans conseguindo a terceira colocação com um carro da Peugeot.


                            Ricardo Zonta disputando a Grand-Am norte americana em 2008.


                  Também em 2008, Zonta disputa as 24 horas de Le Mans com um protótipo da Peugeot.


Na primeira etapa da temporada de 2009 da Stock Car, em São Paulo, Zonta cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, no entanto, por estar com o carro sem o capô, foi desqualificado da corrida e terminou sem pontuar. Na nona etapa da temporada, alcançou a primeira pole na categoria. Na etapa seguinte, em Brasília, conquistou seu primeiro pódio, chegando em segundo lugar, atrás de Allam Khodair.
Em 2011 além de pilotar, Zonta tem sua própria equipe na Stock Car a RZ Motorsport, e tem como companheiro de equipe Cláudio Ricci. A equipe é patrocinada pela Cerveja Crystal.

                       Atualmente Zonta corre na Stock Car Brasil onde possuí sua própria equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário