terça-feira, 18 de março de 2014

Pilotos Brasileiros na F-1 - Enrique Bernoldi

Enrique Antônio Langue de Silvério e Bernoldi ou apenas Enrique Bernoldi, (19 de Outubro de 1978 em Curitiba, Brasil) foi piloto de Fórmula 1 pela equipe Arrows.


                                                                           Enrique Bernoldi


CARREIRA
Bernoldi começou com o kart em 1987 com nove anos correndo até 1993 sendo bi-campeão paulista e campeão brasileiro até ir para a Europa, aos 17 anos.

Enrique Bernoldi foi o 23º piloto brasileiro a alinhar num grid da F-1. O curitibano, que correu pela pequena Arrows entre 2001 e 2002, ganhou a atenção da mídia após o GP de Mônaco no ano de sua estréia na categoria máxima do automobilismo. Foram 44 voltas de disputa com David Coulthard, então na McLaren e postulante ao título daquele ano.

Após ser “ameaçado” por Ron Dennis de que nunca iria ser um bom piloto achando sua suposta condução antidesportiva, depois da corrida, Enrique ainda recebeu apoio de Michael Schumacher sobre o episódio.

Mas, antes de realizar o sonho de chegar à F-1, Bernoldi teve um início de carreira vitoriosa no kart. Pulou as categorias de base no Brasil e começou sua vida na Europa ainda com 16 anos, na Itália, pela F-Alfa Boxer. Em 1996, venceu o campeonato da F-Renault Européia e se transferiu para a F-3 Inglesa. No ano seguinte, um grave acidente de carro no Brasil quase o tirou do esporte, mas a vontade de correr falou mais alto.

Em 1999 Bernoldi se mudou para a Fórmula 3000 e começou a fazer alguns testes para a Sauber, na esperança de terminar como um piloto de Fórmula 1 da equipe. Neste tempo, ele foi membro da Red Bull Junior Team. Entretanto, em 2000 a Sauber contratou Kimi Räikkönen para a temporada de 2001 e a esperança de Bernoldi foi por água abaixo.

 Em 2001 ele estava disponível para dirigir para a Arrows e assim o fez, sendo o companheiro do holandês Jos Verstappen.

                            Apresentação de Enrique Bernoldi na equipe Arrows da F-1 em 2001.


      Enrique Bernoldi (à direita) posa para a foto da equipe Arrows em 2001 junto ao seu companheiro de equipe Jos Verstappen (à esquerda).



                                         GP4 - Enrique Bernoldi Arrows - Hockenhemring


Ficou na Arrows até 2002, mas seus esforços em 2002 contra Heinz-Harald Frentzen menos impressionantes e além disso, havia uma pouca procura de equipes por ele quando a equipe Arrows saiu com 3/4 da temporada de 2002.

                                Enrique Bernoldi correndo pela equipe Arrows na F-1 em 2002.

Em 2003 com a saída da Arrows da F1, o piloto mudou de categoria. Competiu na Fórmula Nissan World Series, venceu duas corridas, conquistou cinco pódios, duas poles e terminou o campeonato em sexto lugar.

No ano de 2004 voltou à F1 como piloto de testes da Lucky Strike BAR Honda. Disputou também sua segunda temporada na Super Nissan e terminou em terceiro no campeonato, com duas vitórias, sete pódios, duas poles e três melhores voltas.

                                        Apresentação de Bernoldi como piloto de testes da BAR.


       E aqui, Enrique Bernoldi é visto testando o carro da BAR em 2004 no circuito de Jerez de la Frontera.

No ano de 2007, participou da Stock Car no Brasil, correndo pela Action Power, ao lado de Rodrigo Sperafico, vice campeão dessa temporada, a bordo da bolha do VW Bora.

Em 2008, correu pela equipe Conquest na IndyCar nos Estados Unidos e ja na segunda corrida provou novamente seu talento nato, escolhido como destaque da prova em St. Petersburg, largando em décimo oitavo, liderando por várias voltas e acabando a prova em quinto (sendo o piloto com mais ultrapassagens). No entanto, uma grave contusão no braço, resultante de um acidente que teve, o fez perder as últimas etapas da temporada, tendo sido substituído pelo piloto canadense Alex Tagliani.


          Bernoldi em testes nas 500 milhas de Indianápolis com o carro da Conquest na F-Indy em 2008.


Em 2009 retornou a Stock Car no Brasil, agora defendendo a equipe RCM, time B do campionissimo Rosinei "Meinha" Campos sendo companheiro de equipe do "Expresso da Paraíba", o piloto Valdeno Brito, utilizando a bolha do modelo Peugeot 307, disputa as quatro primeiras etapas.

                          Enrique Bernoldi disputando a Stock Car em 2009 pela equipe RCM.

Após sair da Stock Car em 2009 , vai participar da Fórmula Superleague pela equipe Delta/ADR, defendendo as cores do Flamengo e também o campeonato da Fia GT na equipe Sangari Team Brasil, obtendo uma vitória.

Em 2010 continua no Fia GT correndo pela equipe Vitaphone, também conseguindo uma vitória e em 2011 pela equipe Sumo Drive.


Um comentário: